terça-feira, 29 de maio de 2012

Recreio mais Divertido

Os recreios na escola ficaram mais divertidos com a inserção de jogos pedagógicas como ludo e dama na bibloteca.





Os recreios já contavam com a programação da Rádio Recreio nas 5ª feiras e com o recreio online nas 4ª e 6ª feiras, onde os alunos podem realizar pesquisas na internet, visitar o blog da escola ou se divertir com jogos pedagógicos.

Essas ações tornam o ambiente escolar mais atrativo, estimulam o aprendizado de forma lúdica e divertida e ajudam na socialização dos alunos.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Passeata contra a Violência Sexual Infanto – juvenil


Os alunos dos anos iniciais participaram na sexta- feira,(18) da passeata realizada no centro de Itajaí. A passeata tinha por objetivo protestar contra a violência sexual infanto-juvenil. Os alunos partiram do Píer em direção à Igreja Matriz carregando faixas e cartazes, em manifesto coletivo contra a violência. Além dos cartazes e faixas, houve também o coro coletivo. Por lá haviam também outras escolas participantes, o pessoal do Conselho Tutelar e o Creas, além da mídia, fotografando e filmando o evento. Após a realização do manifesto, na praça em frente à Igreja Matriz, os alunos lancharam e participaram das brincadeiras que havia por lá, entre elas cama elástica, perna de pau, jogos de dama, etc. 




Contribuição da professora Iliani Ester Bilk


Projeto Arco da Velha


A turma do 3º e 4º ano está realizando o projeto “ARCO DA VELHA”. O projeto consiste em resgatar brincadeiras antigas utilizando material reciclável. As turmas coletaram os materiais durante determinado tempo, pesquisaram na internet, conversaram com familiares e construíram seus  brinquedos com os materiais reciclados.


Os brinquedos que já foram construídos pela turma foram os seguintes:



BILBOQUÊ
Material Utilizado
  • 1 garrafa PET,
  • barbante,
  • jornal,
  • fita adesiva.
 





PETECA:
Material Utilizado:
  • Jornal,
  • Plástico,
  • Papel colorido,
  • Barbante.




VAI E VEM: 
 Material utilizado:
  • Fita Adesiva;
  • Dois barbantes de varal de 3 metros de comprimento cada;
  • Caixinha de papelão para as hastes.
  • 2 garrafas PET de refrigerante de 2 litros;

     

    Além da confecção de brinquedos, os alunos produziram textos, realizaram entrevistas com os familiares sobre brincadeiras de antigamente, fizeram desenhos sobre as atividades realizadas, jogaram na educação física e recreio com os brinquedos confeccionados, entre outras atividades realizadas em sala de aula. A turma gostou muito e pretende seguir adiante, conhecendo novas possibilidades de brincar, além de cuidar e preservar o meio ambiente, utilizando materiais que iriam ser jogados no lixo.

    Parabéns a professora Iliani Ester Bilk e aos alunos pelo belo trabalho.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

I Semana de Hábitos de Estudos


 
Acontecerá de 28 de maio a 1 de junho a I Semana de Hábitos de Estudo da Escola Básica Padre José de Anchieta. Participaram dessa semana além dos alunos os pais interessados.
Segundo o serviço de Orientação Educacional e Supervisão Escolar os alunos dos anos iniciais irão preparar um encarte com dicas e lembretes para uma vida estudantil de sucesso e os alunos das séries finais participarão de palestras com temas variados para que haja a devida reflexão.
O objetivo dessa semana é informar e orientar os estudantes quanto à metodologia de estudo adequada ao êxito no seu desempenho escolar e à aquisição de hábitos de estudo.
Os assuntos abordados nas palestras serão:
  • Sucesso – Você pode ter!
  • Técnicas de Estudo – Dicas para aprender melhor.
  • Como a alimentação e o sono interferem nos estudos.
  • Motivação e organização nos estudos.
  • Seja perseverante... Você pode vencer!
Durante as atividades serão sorteados livros, camisetas e outros presentes.

Mostra de Atividades Artísticas

A professora Ieda realizou a mostra de atividades artísticas realizadas durante o 1º bimestre. Os temas estudos e representados nessa primeira mostra foram: musicalização, elementos visuais, Projeto "O corpo e arte", Arte Rupestre, Semana da Arte Moderna e artistas modernistas brasileiros, "Mamalisa", formas geométricas, interpretação de histórias, texturas gráficas e concretas, cultura indígena e grafismo.
Confira algumas fotos da exposição.










terça-feira, 15 de maio de 2012

Visita ao Posto de Saúde

Os alunos do grupo Planeta Terra (jardim e pré) estudou a importância do bem estar e da saúde no Planeta Terra e o Grupo Pequeno Cidadão (1º ano) estudaram a saúde como direito de todo ser humano. Para concluír esses projetos os alunos visitaram o posto de saúde acompanhados pela professora Rose Alexsandra Lana. Os alunos conheceram os ambientes do posto de saúde e foram muito bem recepcionados pelas funcionárias.





 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Festa do Dia das Mães

Na última 6ª feira (11) os alunos do jardim à 8ª série prestaram homenagens as suas mães em uma confraternização na escola. Além das homenagens aconteceu a entrega dos boletins e sorteio de brindes para as mães presentes.
O evento reuniu cerva de 70 mães no período matitino e vespertino.



Parabéns aos professores e a equipe técnico administrativa que organizaram essa bela homenagem.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Atividades para o Dia das Mães

Os alunos do 1º ano realizaram atividades na sala de informática sobre o dia das mães. Confira algumas delas clicando sobre as imagens.

 Atividade minha mãe é ... para o aluno completar as qualidades da sua mãe.
Clique na imagem para jogar

Vestir a mamãe
 

Colorir a mamãe
 Clique na imagem para jogar

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Teatro na escola

Os alunos do jardim ao 5º ano assistiram a peça "Eu vou morar na lua" apresentado pelo grupo Sua Cia de Teatro. A peça aborda temas relacionados a sustentabilidade e visa motivar as crianças a preservar o nosso planeta.






Os alunos adoraram o espetáculo e entenderam a mensagem de forma criativa e divertida. Parabéns a Sua Cia de Teatro.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Visita à Biblioteca Pública

A turma do 1º e do 3º ano visitaram a Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior na última 5ª feira (03). A visita faz parte da programação da IX Semana do Livro Infantil. que sempre homenageia artistas importantes da literatura brasileira. Neste ano o escolhido foi Mauricio de Sousa, o criador da turma da Mônica e os alunos puderam apreciar uma exposição com seus principais persogens, ouvir histórias, realizar diversas leituras e conhecer os ambientes da biblioteca.
A professora Iliani (3º ano) colocou que "foi bacana perceber o fascínio que os alunos demostraram ao ver a quantidade de livros que havia por lá". 




Aprecie as histórias em quadrinho produzidas por Mauricio de Sousa clicando na imagem.